segunda-feira, 5 de agosto de 2024

Atividade 2 - Primeiros anos Nigro Gava (Aula 1 - de geração em geração )


Habilidade: (EM13CHS205)


Atividade 2 - Leia os  textos  a seguir, copie, responda e entregues as questões propostas em folha separada até o final desta aula.


Texto 1 - Atualmente, o lugar dos jovens em nossa sociedade e a representação que os adultos fazem deles nos permitem compreender nossa relação com a passagem do tempo [...]. No entanto, durante séculos, a existência da juventude sequer era notada: escravizadas ou trabalhadoras prematuras, crianças pobres passavam diretamente da infância à vida adulta. É certo que havia algumas cerimônias que marcavam os diferentes tempos na vida delas, mas era corriqueira a integração precoce de crianças ao mundo do trabalho. Tempos depois, nos anos 1920 e 1930, percebemos que a iniciação sexual se tornou o paradigma incontornável para marcar a entrada da criança na puberdade: rapazes deveriam se mostrar viris e fortes, e as jovens moças, estar prontas para se casarem. [...] A partir da década de 1940, os jovens já gozavam de autonomia e viviam sociabilidades específicas dessa fase. Entre a elite, por exemplo, a palavra ‘adolescente’, existente desde o século XVI, passou a designar a juventude burguesa. Uma juventude que multiplicou as ofertas de uma cultura assentada sobre condições econômicas e expandiu o mercado a ela destinado: o dos festivais de música, o das telas e televisões, o das revistas, o do esporte, o da moda, etc. Na base da pirâmide econômica, entretanto, outros jovens continuaram a lutar contra a desigualdade, o racismo, a precariedade de oportunidades, as dificuldades de acesso à educação. Sim, existem juventudes socialmente desiguais e, segundo a pertença social, elas são pensadas e vividas diferentemente”.                            PRIORE, 2022


Texto 2 - Nas sociedades capitalistas modernas, as marcas do tempo histórico são determinantes para definir uma geração. Mas, ao mesmo tempo, as determinações de classe e os demais mecanismos reprodutores de desigualdades sociais também se fazem presentes. Com efeito, nas trajetórias individuais dos jovens de uma mesma geração, a condição juvenil comum se entrelaça com as diferentes situações vividas pelos jovens, resultando tanto em pertencimento geracional comum (juventude no singular) quanto na diferenciação social entre os jovens (juventudes no plural)”.                                    

ABRAMO 2014.

 

a)      Como a concepção de juventude e a forma como os jovens são percebidos pela sociedade modificaram-se  ao longo das décadas, especialmente considerando as diferenças sociais?

b)      De que maneira as experiências individuais dos jovens de uma mesma geração são influenciadas por fatores econômicos e sociais, resultando em uma geração única e ao mesmo tempo tão iguais a de outras gerações? 

c)      Segundo o que comentamos em sala, todos os indivíduos de uma mesma geração são iguais nas características destacadas para a geração ao qual o individuo pertence? Justifique sua resposta.


Trabalho individual 

Observação importante: As atividades que eu não puder ler (letra ilegível) descartarei e considerarei como atividade não realizada.


Nenhum comentário: